Qual câmera comprar?
Baixe inteiramente grátis o PDF com 6 sugestões de câmeras para comprar em 2020! Guia com as principais especificações de cada câmera apresentada, incluindo valores em Real e Dólar.
Não precisa deixar seu e-mail ou qualquer dado pessoal, basta clicar no PDF acima para fazer o download.
Esta é uma dúvida constante para quem está entrando no mundo da fotografia. O mercado oferece diversos modelos e a melhor resposta vai depender da necessidade de cada um.
Vamos entender um pouco sobre as opções que o mercado fotográfico oferece.
Compactas avançadas
Somente se você não pretende ser profissional.
Se o seu objetivo for para fotos de família ou das viagens que costuma fazer, sem interesse em se tornar profissional, uma compacta avançada poderá servir.
São câmeras bastante versáteis e a maioria possui poderoso zoom óptico de até 60x. Permite controles manuais sendo que algumas capturam em RAW e possuem sapata para flash.
São conhecidas por superzoom, bridge ou prosumers.
Não são câmeras semiprofissionais como alguns costumam classificar, portanto se o seu objetivo na fotografia é a profissionalização pule essa parte e vá mais para o final da página.
Prós: • Permite controles manuais • Qualidade da imagem um pouco melhor se comparadas às compactas simples • Não permite a troca de objetiva mas são equipadas com objetiva de bastante zoom
Contra: • Comportamento ruim em ambientes de pouca luz • Lenta • Pouca autonomia • Preço elevado
Canon PowerShot SX60
Zoom óptico 65x, 16 megapixels, ISO 100 a 3200, formato de arquivo JPEG e RAW, vídeos em Full HD
HS e Nikon Coolpix B700
Zoom óptico 60x, 20 megapixels, ISO 100 a 3200, formato de arquivo JPEG e RAW, vídeos em 4K
Câmeras mirrorless
As câmeras mirrorless (sem espelho), se comparadas às DSLR, não possuem visor óptico. O visor óptico é composto de um espelho móvel que reflete a imagem captada pela lente. Os fabricantes adotaram o nome mirrorless pelo fato de não possuírem o espelho, sendo que, nestas câmeras, a imagem é vista através de uma tela eletrônica.
A ausência dos espelhos permitiu a diminuição de tamanho do equipamento tornando-as mais compactas. Elas possuem lentes intercambiáveis e controles manuais.
Prós: • Qualidade da imagem • Permite a troca de objetivas • Formato RAW • Controles manuais • Portabilidade
Contra: • Preço elevado Sony Alpha a6000
Sensor CMOS de 24 megapixels e ISO de 100-25600 Grava vídeos em Full HD (1080)
Câmeras DSLR
Quando utilizamos uma câmera DSLR (Digital Single-Lens Reflex) a imagem que vemos pelo visor é a mesma que atravessa a objetiva em tempo real.
Esta categoria de câmera permite trocar a objetiva, possibilitando assim escolher qual é a mais adequada ao assunto que se pretende fotografar e além disso possuem controle totalmente manual. São as câmeras mais utilizadas pelos fotógrafos profissionais.
Prós: • Sensores maiores e qualidade da imagem superior • Permite a troca de objetivas • Formato RAW • Controles manuais • Grande variedade de modelos e preços
Contra: • Câmeras mais pesadas e volumosas
Existem as câmeras DSLR de pequeno, médio e grande formato. Formato é relacionado ao tamanho do sensor.
Vou falar apenas de alguns modelos de pequeno formato, já que a intenção aqui é orientar quem está iniciando na fotografia.
As DSLR de pequeno formato são divididas em 3 categorias: • Pequeno formato e pequeno porte • Pequeno formato e médio porte • Pequeno formato e grande porte
DSLR de pequeno formato e pequeno porte
Também conhecidas como câmeras de entrada, são as mais indicadas para quem quer aprender a fotografar. Abaixo os dois modelos mais utilizados pelos iniciantes em fotografia.
Canon
Canon EOS Rebel T5 / Canon EOS Rebel T5i / Canon EOS Rebel T6 / Canon EOS Rebel T6i e Canon EOS Rebel T6s
Canon Rebel T6i - Sensor CMOS de 24,2 megapixels, ISO de 100-12800, Grava vídeos em Full HD (1080)
Câmera de entrada ideal para quem quer mais controle sobre a fotografia, boa opção para quem pretende começar. DSLR de pequeno porte e fácil de manusear.
Nikon
Nikon D3200 / Nikon D3300 / Nikon D5300 / Nikon D5400 / Nikon D5500 / Nikon D5600
Nikon D3400 - Sensor de 24,2 megapixels, ISO 100-12800 expansível 25600, Grava vídeos em Full HD (1080)
Outra boa opção para os iniciantes.
DSLR pequeno formato e médio porte (semiprofissionais)
Utilizam os mesmos sensores das câmeras de entrada, entretanto são mais robustas e mais resistentes. Podem ser utilizadas profissionalmente com segurança. Utilização: eventos em geral (casamentos, aniversário) e estúdio
Canon
Canon EOS 70D e Canon EOS 80D
Canon EOS 80D - Sensor CMOS de 24 megapixels, ISO de 100-25600, Grava vídeos em Full HD (1080)
Nikon Nikon D7100 e Nikon D7200
Nikon D7200 - Sensor de 24 megapixels, ISO de 100-25600, Grava vídeos em Full HD
DSLR pequeno formato e grande porte (profissionais)
São muito rápidas no disparo, especialmente no disparo contínuo. Utilizam sensor Full Frame (FX) de 24 x 36mm, o que confere uma imagem muito superior e com maior tolerância ao ruído.
Observação: o termo Full Frame quer dizer que o sensor digital tem o tamanho idêntico ao filme de 35 mm. São mais robustas e oferecem um conjunto maior de configurações manuais. Ah, também são muito mais caras!
Canon
Canon EOS 5D Mark IV 20.000,00 só o corpo
Nikon
Nikon D4 35.000,00 só o corpo
Canon ou Nikon?
No segmento das DSLR, Canon e Nikon disparam na frente, sendo as marcas mais utilizadas pelos fotógrafos no mercado brasileiro. Também é mais fácil encontrar acessórios, objetivas e flashes para essas duas marcas. Ambas são tradicionais e produzem equipamentos de qualidade desde o tempo do negativo.
Eduardo Bernardes
#cameras #canon #nikon #sony #dslr #camerasuperzoom #superzoom #mirrorless #compracamera #bridge #prosumer #cameraprosumer #fotografiainiciante #dslrmédioporte #pequenoformato #dslrpequenoporte #dslrpequenoformato #sensorapsc #sensorapsc #fullframe #cursodefotografia #fotografia #aulasdefotografia #cursobasicodefotografia #cursodefotografiaemcampinas