Robert Capa: no amor e na guerra
Robert Capa, durante a cobertura da Guerra Civil Espanhola, em 1937; foto de Gerda Taro
Endre Erno Giredmann, (Budapeste, 22 de Outubro de 1913 — Thai-Binh, 25 de Maio de 1954), conhecido como Robert Capa, foi um dos mais importantes fotógrafos do século 20.
Um dos mais célebres fotógrafos de guerra, Capa cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX: a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa (em Londres, na Itália, a Batalha da Normandia em Omaha Beach, e a liberação de Paris), no Norte da África, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina. Nas palavras de seu amigo John Steinbeck, “Capa mostrava o horror de todo um povo no rosto de uma criança”.
Assista ao excelente documentário abaixo sobre a vida de Robert Capa
Eduardo Bernardes
Fotógrafo, Professor de Fotografia, Editor - Campinas, SP
Sempre estive envolvido com artes visuais. Comecei a desenhar quando ainda era criança e mais tarde, na faculdade, fui trabalhar em uma agência de propaganda.
Nutria grande interesse pela fotografia a ponto de transformar parte do meu apartamento em laboratório fotográfico.
Gostava de tudo, desde o click até a revelação e ampliação da imagem. Era fascinante ver a imagem surgir no papel fotográfico. Mágico!
O contato com outros fotógrafos e artistas, em geral, proporcionou uma visão mais elaborada e criativa, tendo como base uma estética fundamentada no comportamento humano e toda influência do seu entorno.
Hoje, na era digital, a fotografia continua me proporcionando enorme prazer! A única diferença passou a ser o laboratório digital com novos e abrangentes recursos oferecidos por fantásticos softwares de edição.
Obrigado pela visita.