Fotômetro de mão no Celular | Aplicativo para Fotometria
Esse aplicativo transforma o seu celular em um fotômetro de mão. Possui uma interface bastante intuitiva e um visual retrô muito bonito.
Existem diversos aplicativos para celular que utilizam a câmera frontal ou traseira do aparelho para realizar a medição da luz. A precisão do resultado vai depender da qualidade do aparelho.
Eu escolhi o Light Meter, especialmente pelo visual retrô que acho bastante bonito.
APLICATIVO LIGHT METER
Através da câmera frontal é feita a leitura da luz incidente, e pela câmera traseira é feita a leitura da luz refletida.
BREVE EXPLICAÇÃO
A principal diferença entre essas duas formas de medição é que, na luz refletida, a câmera espera pelo reflexo da luz e, como os objetos possuem diferentes texturas, poderá ocorrer alguns erros.
Já no caso da luz incidente, mede-se a luz que está chegando ao objeto da cena. Essa medição é mais precisa e é usada em fotografia de estúdio.
É importante dizer que esse aplicativo mede luz continua e não serve para fotometrar a luz de um flash, como um fotômetro de verdade.
COMO USAR
Eu aponto o fotômetro para a fonte de luz,
aperto o botão de medição, e ele ficará ligado mantendo uma luz acesa e, com base no ISO selecionado, ele apresenta as variáveis de diafragma e velocidade.
Em seguida, eu travo o resultado dos valores mensurados apertando novamente o botão de medição, que ficará apagado, ou seja, desligado.
Se eu quiser alterar o valor do ISO mesmo após a medição, basta passar o dedo sobre o disco, selecionar um novo valor, que automaticamente, o diafragma e a velocidade serão corrigidos.
Caso queira medir a luz refletida é só ligar o botãozinho em cima, à direita.
Basta apertar o botão de medição, que o aplicativo emitirá um som de obturador, como se tivesse batido uma foto.
Na parte inferior há um controle deslizante de zoom.
Eduardo Bernardes
Fotógrafo, Professor de Fotografia, Editor - Campinas, SP
Sempre estive envolvido com artes visuais. Comecei a desenhar quando ainda era criança e mais tarde, na faculdade, fui trabalhar em uma agência de propaganda.
Nutria grande interesse pela fotografia a ponto de transformar parte do meu apartamento em laboratório fotográfico.
Gostava de tudo, desde o click até a revelação e ampliação da imagem. Era fascinante ver a imagem surgir no papel fotográfico. Mágico!
O contato com outros fotógrafos e artistas, em geral, proporcionou uma visão mais elaborada e criativa, tendo como base uma estética fundamentada no comportamento humano e toda influência do seu entorno.
Hoje, na era digital, a fotografia continua me proporcionando enorme prazer! A única diferença passou a ser o laboratório digital com novos e abrangentes recursos oferecidos por fantásticos softwares de edição.
Obrigado pela visita.